Testemunhos


• Participantes dos cursos de Horticultura:

– 2011 Clique aqui

• Participantes dos cursos de Apicultura:

– 2011 Clique aqui

________________________________________


Testemunhos de alguns dos participantes do curso de Horticultura em 2011

“Confesso que quando me falaram de hortas verticais imaginei morangos, pimentos, alfaces e outros verdes a cobrir as paredes de minha casa. O que até era uma imagem engraçada…
No entanto o que vim encontrar aqui no Botânico foi muito mais do que uma outra forma de dispor um conjunto de plantas num determinado espaço. Para além das questões técnicas, prontamente exemplificadas, tudo se passou num ambiente de cooperação e de partilha o que multiplicou a aprendizagem. Muito bom!”
Helena Duarte, Coimbra

Crianças plantando

.

“O curso das hortas verticais no botânico foi para mim a peça que faltava no meu puzzle da vida. Estando fechada 8h por dia numa sala com ar-condicionado, luz branca e 8 computadores sempre a trabalhar a perspectiva de explorar o Botânico, junto com minha filha de 6 anos, parecia-me mesmo ideal e foi… Conheci pessoas com visões de vida partilhadas, interessados em permacultura, vida sustentável, amantes de natureza e finalmente recuperei os ensinamentos da infância, quando observava o meu avô a cuidar da horta. Mas agora foi com as minhas mãos na massa! A Annelieke, sempre com o seu olhar brilhante e empenhado explicava a teoria e depois íamos para terra. O Pedro já estava lá, atarefado, sempre transmitindo e, nem sequer por palavras, que o outro mundo é possível. Aprendemos e experimentamos tudo. A minha filha adorou a experiência, semeando e plantando, na companhia das suas duas amigas, também participantes no curso. Agora temos a nossa grande-pequena horta na varanda, com tomates, beterrabas, cenouras, framboesas, brócolos, pimentos, feijão, muitas ervas aromáticas e morangos, mesmo no inverno. É o nosso refúgio, quando algo corre menos bem, vamos à varanda e as plantas tratam do resto. Também fazem sonhar sobre o passo seguinte, a horta de perder a vista…”

Aleksandra e Dunia, Coimbra

.

.

“Para lá da aprendizagem de desconhecidas técnicas (da crivagem da terra ao uso de insecticidas e fertilizantes biológicos) houve e há o fruir do espaço fantástico, mágico, que é o Botânico.
E houve mais.
Houve bons momentos de convivio e troca de receitas e prova de produtos da horta que vimos crescer.
E transformar um espaço desabitado e caótico num espaço construido com afecto e cuidado estético com estruturas para albergar as plantinhas que cresciam em boa companhia (a par de algumas daninhas e caracóis a necessitar de atenção).
E regar ao fim do dia e trazer para casa algumas folhas de alface e o cheiro das aromáticas.
E reunir o útil e o agradável, porque “os olhos também comem” e o nariz e as mãos também e a tranquilidade é vital.”

Fátima Lacerda, Coimbra

top

________________________________________

Testemunhos de alguns dos participantes do curso de Apicultura em 2011

“O que me levou a inscrever foi o querer saber mais sobre o mundo das abelhas e produzir mel para consumo próprio. Para pôr em prática os ensinamentos do curso comprei uma colmeia, da qual tirei muito mel não só para consumo próprio como para familiares e amigos. Ao oferecer-lhes o mel, a sua produção despertou-lhes a curiosidade em como se produz. Comecei a fazer umas “visitas guiadas” à colmeia, tendo originado agradáveis convívios.Este ano pretendo construir um jardim cheio de plantas potenciais para as abelhas e enriquecer o espaço envolvente e aumentar o número de colmeias.”

Sónia Brásio, Coimbra

“Inscrevemo-nos para aprender sobre as abelhas, por um lado para procurar dar um contributo na sua preservação, para garantir a produtividade das nossas hortas e agrobosque, para produção para autoconsumo, e também para considerarmos se seria viável a comercialização de produtos da colmeia.

O curso foi bem equilibrado entre teoria e prática e isso funcionou muito bem na retenção dos conhecimentos. Comprámos duas colmeias e dois enxames, que produziram bastante mel. Com as visitas, ambos nos apaixonámos pelas abelhas à primeira picada e pelo seu modo de vida. Foi excepcional a disponibilidade do professor após o curso. Por negligência nossa, acabámos por perder os enxames (pilhagem), o que serviu como experiência de aprendizagem. Pretendemos agora construir 20-30 colmeias, de acordo com as sugestões de apicultores mais experientes. Esperamos produzir para autoconsumo e comercialização.”

Pedro Serpa e Sónia Graça, Soalheira, Ourém

“Top bar bee keeping is a fascinating way of getting an insight into the life of the bees, watching them go through the whole process from building their comb the way they like to build it, to then filling them with eggs, pollen or honey, arranging themselves for need of the time and season. I feel really glad that I made my own top bar hive and saw the bees grow in strength, health and productivity though the year. In the coming year I would like to up my number of hives and experiment with other types of hive e.g., cortiços and Warré.
I really enjoy bee keeping.”

(“Apicultura com colmeias horizontais é uma forma fascinante de conhecer mais a fundo a vida das abelhas, observando-as ao longo do processo de construírem o favo da maneira que gostam, até enchê-los com ovos, pólen ou mel, organizando-se consoante as necessidades do tempo e da época. Estou mesmo contente por ter construído a minha própria colmeia horizontal e ter visto as abelhas crescer em força, saúde e produtividade ao longo do ano. No ano em curso, quero aumentar o meu número de colmeias e experimentar com outros tipos, p.e., cortiços e Warré. Eu gosto realmente de apicultura.”)

Josh Gomez, Foz da Côa

top

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s