Resumo do Encontro Sementes Livres

No passado dia 10 de Outubro, no Jardim Botânico de Coimbra, a Transção Coimbra organizou uma acção incluída na Quinzena de Acção pelas Sementes Livres: PENSAR GLOBAL, AGIR LOCAL – A importância de conhecer e preservar as sementes tradicionais da nossa região.

Aqui fica o resumo do evento:

Almoço partilhado Acção Sementes

“Após a visualização do filme Seeds of Freedom, os participantes foram convidados a partilhar um almoço, onde, entre outras iguarias, foi servida uma sopa e uma salada feitas  com ingredientes da Horta do Jardim Botânico de Coimbra.Ementa Acção Sementes

Sementes_Acção SementesForam apresentadas algumas sementes de plantas cultivadas na Horta do Jardim Botânico que, integrou recentemente a Rede de Hortas pela Diversidade, rede que defende princípios de preservação do ecossistema, de defesa das sementes tradicionais e da agrobiodiversidade e que promove a colaboração e a solidariedade entre hortelões.

Acção SementesDurante o almoço, foi apresentada a Campanha Global pelas Sementes Livres da qual fez parte este encontro e foram evocadas algumas questões abordadas no filme:
– Os efeitos nocivos para a biodiversidade provocados pelo sistema agrícola baseado em monoculturas, uso de pesticidas, herbicidas e fertilizantes;
– A perda de espécies tradicionais, consequência da crescente comercialização das sementes por parte de grandes empresas que baseiam a sua actuação no sistema de patentes, ou seja, na privatização do património genético através da produção de sementes transgénicas;
– Sob o falacioso argumento de querer alimentar a população mundial e de que a agricultura tradicional não é eficaz, estas grandes empresas estão a influenciar a regulamentação das sementes na União Europeia no sentido de que os agricultores e pequenos hortelões não possam ter as suas próprias sementes.

Tanto a biodiversidade dos nossos ecossistemas como o direito humano à soberania alimentar estão ameaçados. Neste sentido, foi criado um debate sobre a questão: então, o que podemos fazer localmente para contrariar esta situação que nos afecta também a nós? Para este ponto, o encontro contou com a presença de um membro da Associação Colher para Semear, que apresentou o trabalho da associação, partilhou
algumas preocupações e algumas sugestões de iniciativas a realizar.

Os membros presentes da iniciativa Transição Coimbra (actualmente a organizar e a
dinamizar a horta comunitária no Jardim Botânico de Coimbra, entre outras actividades)
demonstraram a sua vontade em organizar iniciativas no âmbito da preservação das sementes tradicionais da região de Coimbra, promovendo espaços de troca entre pessoas que tenham pequenas hortas urbanas, mesmo que apenas um pequeno espaço nas suas varandas.

Todos os participantes fizeram uma apresentação pessoal, expondo os seus interesses e motivações para se envolverem nesta iniciativa. Vindos de diferentes áreas de estudo ou de trabalho e com experiências muito diferentes, tornou-se evidente uma vontade comum: aprender mais sobre as sementes e sobre técnicas de preservação, conhecer outras pessoas que queiram partilhar conhecimentos, saberes sobre plantar e semear mas também sobre alimentação.

A horta comunitária do Botânico pode ser, neste sentido, um bom ponto de encontro para estas motivações e para iniciar um trabalho em rede.
Por fim, a maioria dos participantes demonstrou ter vontade em participar nas seguintes
iniciativas:
1. Realizar uma visita à Quinta da Associação Colher para Semear em Novembro (altura em que irá decorrer um evento de troca de sementes);
2. Aprender mais, fazendo uma formação;
3. Criar uma pequena rede de pessoas que cultivam para partilhar sementes, experiências e saberes úteis;
4. Manter o contacto com este grupo para se manterem informados.

Foi reconhecida a necessidade de construir de forma simples e colaborativa um pequeno calendário com estas iniciativas e outras que o grupo queira organizar. Brevemente, será agendada para Novembro a visita a Figueiró dos Vinhos.

_____________________________________

Fontes úteis para pesquisas mais aprofundadas sobre o tema deste encontro:

Semear o futuro, colher a diversidade

Grupo de Acção e Intervenção Ambiental

Plataforma Transgénicos Fora

Colher para Semear

Movimento Pró-Informação para Cidadania e Ambiente

Campo Aberto

Seeds of Freedom

Seed Savers Exchange

Seed Savers (Australia)

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Uncategorized com as etiquetas , , , , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s